Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais

O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética/Pró-Fêmeas) tem como objetivo promover o aprimoramento do rebanho bovino e o consequente fortalecimento das cadeias produtivas da carne e do leite. Esta Política Pública Estadual viabiliza a disponibilidade, o acesso e a comercialização de touros e/ou fêmeas bovinas de padrão genético superior em eventos pecuários de comercialização chancelados. Atende, prioritariamente, os pequenos e médios pecuaristas de rebanhos bovinos comerciais no Estado, enfatizando a necessidade e os benefícios da substituição dos animais que possuem pouca eficiência reprodutiva e produtiva.

O Programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e executado por suas vinculadas, a Emater-MG, a Epamig e o IMA, em parceria com prefeituras municipais, sindicatos de produtores rurais, cooperativas agropecuárias, agentes financeiros e, de forma destacada, com as Associações de Criadores de Raça.

Em cada município, o Programa é realizado por meio de feiras, leilões e shoppings promovidos por um arranjo local entre as instituições parceiras. Produtores interessados em adquirir touros e fêmeas geneticamente superiores comparecem nestes eventos e negociam diretamente com os criadores/vendedores.

Sobre o Programa:
Perfil Pró-Genética/Pró-Fêmeas

Clique AQUI para conhecer o perfil do Programa.

Avaliação do Programa

Clique AQUI para conhecer a avaliação do Programa.

Decreto

Clique AQUI para consultar o decreto do Programa.

Regulamento

Clique AQUI para consultar o regulamento do Programa.

Operacionalização do Programa:
Cadastrar solicitação de chancela

Gerenciar evento já cadastrado

Coordenação e Execução

logo sistema agricultura

• Associações de Criadores

Imagem
logo associações de criadores de bovinos

• Sindicatos de Classe de produtores e trabalhadores rurais

logo Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais

• Prefeituras, Cooperativas e Agentes Financeiros

Para esclarecimento de dúvidas e/ou orientações, entre em contato através do e-mail gustavo.nascimento@agricultura.mg.gov.br