Visitar o TJMG

Conteúdo Principal

O que é?

O Programa Conhecendo o Judiciário visa a apresentar a estrutura e o funcionamento do Judiciário, em linguagem simples e acessível, para grupos da sociedade. As atividades da visita são direcionadas conforme o perfil do público: 

  • Alunos do ensino fundamental - 5º ao 9º ano - recebem informações sobre o Poder Judiciário por meio de uma atividade interativa: a realização de um julgamento simulado.
  • Alunos do ensino médio e da EJA também participam de atividade interativa, um julgamento simulado, sendo possível conhecer o andamento processual do julgamento na primeira e segunda instâncias.
  • Universitários de diversos cursos participam de palestra no Tribunal de Justiça e recebem certificado de participação.
  • Pessoas com idade acima de 60 anos participam de palestra temática de seu interesse e visitam o Palácio da Justiça Rodrigues Campos.

As atividades propiciam consciência política, exercício da cidadania e convivência comunitária. Além das visitas, o Programa possui a modalidade "Juízes vão às escolas", onde magistrados realizam palestras em escolas, com temas de interesse da comunidade escolar, seguidas de debate com os alunos do ensino médio e da educação de jovens e adultos - EJA. 

Etapas, custos e documentos

1
Fazer o agendamento da visita

Para agendar uma visita do Programa Conhecendo o Judiciário em Belo Horizonte, os professores, coordenadores, supervisores, diretores de escola ou responsáveis pela instituição ou grupo devem entrar por telefone ou e-mail indicados a seguir.  

Para visitar nas comarcas do Interior, entre em contato com o Fórum local para saber se o Programa foi implantado na localidade desejada.

Documentação

Documento de Identificação.

Valor

Gratuito.

Canais de prestação
Telefone
(31) 3232-2536

Quanto tempo leva?

A visita geralmente tem duração entre 2h e 3h.

Quem pode utilizar este serviço?

Estudantes, grupos de terceira idade e demais grupos organizados da sociedade.

Legislação

Outras informações

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Conhecendo o Judiciário
Belo Horizonte Palácio da Justiça Rodrigues Campos
Atualizado em: