Visitar o Museu Mineiro

Conteúdo Principal

O que é?

O Museu Mineiro está localizado no corredor de acesso à Praça da Liberdade, em um casarão do final do século XIX, parte do conjunto arquitetônico original de Belo Horizonte, tendo sido, anteriormente, sede do Senado Mineiro e Pagadoria Geral do Estado. Criado em 1982 e atualmente integrado ao Circuito Liberdade, o Museu Mineiro coloca à disposição do público exposições de longa duração e temporárias, tanto de artistas consagrados quanto de iniciantes, além de ampla programação relacionada aos patrimônios material e imaterial do Estado.

 

Etapas, custos e documentos

1
Agendar visitas

O agendamento prévio de visitas de grupos escolares, turísticos ou de outros agrupamentos ao Museu Mineiro pode ser feito por telefone, e-mail ou diretamente na sede do museu.

Valor

Gratuito

Canais de prestação
Presencial

Museu Mineiro - Avenida João Pinheiro, 342 - Funcionários, Belo Horizonte/Minas Gerais

Telefone
(31) 3501-5326
2
Visitar o Museu

A visita espontânea é feita dentro do horário de funcionamento do Museu: Terça a sexta: 12h às 19h | Sábado e domingo: 11h às 17h. 
Não é necessário agendamento prévio. Caso seja de interesse, o visitante poderá ser acompanhado de um integrante da equipe de ação educativa.
 

Valor

Gratuito

Canais de prestação
Presencial

Museu Mineiro - Avenida João Pinheiro, 342 - Bairro Funcionários, Belo Horizonte/Minas Gerais

Telefone
(31) 3501-5326

Quanto tempo leva?

A visita ao Museu Mineiro leva aproximadamente de uma a duas horas.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer cidadão.

Outras informações

Com acervo de mais de 3 mil peças, das mais variadas tipologias, datadas dos séculos XVIII ao XXI, tem como objetivo preservar, pesquisar e difundir registros da história e da cultura mineira. Sua coleção de arte sacra é composta por peças do barroco mineiro datadas dos séculos XVIII e XIX, e a pinacoteca é formada por obras do Mestre Ataíde e de importantes artistas mineiros, como Celso Renato, Inimá de Paula, Amílcar de Castro, Márcio Sampaio, Carlos Bracher, Aníbal Mattos, Belmiro Almeida, além de destacados artistas brasileiros, como Volpi e Di Cavalcanti. Também compõem o acervo da instituição utensílios domésticos e de uso pessoal, instrumentos de trabalho, objetos pecuniários e cerimoniais, insígnias, esculturas, com destaque para a coleção Jeanne Milde, dentre outros.

 

- Às segundas feiras o Museu Mineiro está fechado para manutenção.

- As crianças abaixo de 12 anos devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

- Não é permitida a entrada de animais

- Informações sobre a programação e atividades no museu estão disponíveis nas redes sociais:

Facebook

Instagram 

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Museu Mineiro
Atualizado em: