Verificar volume dos caminhões e vagões tanque

Atualizado em 21/06/2018 às 07:58

O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realiza a verificação dos tanques de caminhões e vagões tanques que realizam o transporte de combustível até os postos revendedores. A calibração dos caminhões e vagões tanque é compulsória.

Para serem certificados, os veículos e vagões tanques devem ser submetidos a uma inspeção do Ipem/MG para identificar a capacidade do tanque, ou seja, do volume de combustível que o veículo é capaz de transportar.

Empresas transportadoras de combustíveis nos modais terrestre e ferroviária e caminhoneiros autônomos.

Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais - Ipem

Obter a verificação

É necessário agendamento prévio da verificação pelo telefone conforme local onde o serviço será prestado.

O proprietário do veículo ou seu representante legal deverá comparecer a uma das unidades de atendimento do Ipem/MG com a documentação listada abaixo e com o caminhão, para que ele possa ser submetido à verificação volumétrica no tanque. O tanque do veículo passará por uma vistoria e, estando todas as exigências atendidas, receberá o Certificado de Verificação de Veículo Tanque Rodoviário.

Caso o veículo tanque não seja aprovado na verificação, o proprietário ou seu representante legal será orientado a reparar as falhas e a retornar quando elas estiverem sido solucionadas

• Documentos a serem apresentados pelo solicitante/motorista na verificação inicial:

a) Nota fiscal de compra do tanque (quando novo);

b) GRU - Guia de Recolhimento da União, quitada;

c) Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) para veículo-tanque;

d) Certificado de Inspeção para Transporte de Produtos Perigosos (CIPP);

e) Certificado de Inspeção Veicular (CIV);

f) Certificado de verificação do cronotacógrafo.

• Documentos a serem apresentados pelo solicitante/motorista na verificação subsequente:

a) GRU - Guia de Recolhimento da União, quitada;

b) Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) para veículo-tanque;

c) Certificado de Inspeção para Transporte de Produtos Perigosos (CIPP);

d) Certificado de Inspeção Veicular (CIV);

e) Certificado de verificação do cronotacógrafo;

f) Certificado de desgaseificação, emitido por empresa registrada pelo Inmetro;

g) Último certificado de verificação metrológica de veículo-tanque.

Os valores variam com a capacidade de cada compartimento e a existência de dispositivos de referência adicionais.

Lei nº 9.933, de 20 dezembro de 1999 atualizada monetariamente pela portaria interministerial nº 44, de 27 janeiro de 2017. Anexo II – Tabela de taxas de serviços metrológicos ver códigos 361 a 368.

• Sede do Ipem-MG (Contagem);
  • Regional de Uberlândia;
  • Regional de Varginha.

O tempo de serviço varia conforme a capacidade de cada tanque.

Legislação

Portaria nº 208, de 06 de maio de 2016 e Norma NIE-DIMEL-020 para veículos tanques rodoviários e Portarias Inmetro nº 112, de 24 de maio de 1989 e n.º 438, de 12 de dezembro de 2007 para veículos tanques ferroviários.

Obs.: Validade: 2 (dois) anos para veículos tanques rodoviários e 4 (quatro) anos para veículos tanques ferroviários ou sempre que os mesmos sofrerem modificações ou reparos.