Solicitar Medicamentos Especializados (Regional de Belo Horizonte)

Atualizado em 21/06/2018 às 15:49

O serviço permite ao cidadão pertencente à Regional de Saúde de Belo Horizonte agendar o atendimento no Núcleo de Assistência Farmacêutica de Belo Horizonte (NAF/BH) para solicitar medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).

O Componente Especializado é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde.

Todos que estejam incluídos nos protocolos clínicos definidos pelo Ministério da Saúde. Para verificar, acesse o site da SES/MG (Link: <http://www.saude.mg.gov.br/cidadao/fornecimento-de-medicamentos>) ou ligue no telefone 155, opção 2 – Farmácia de Todos.

O agendamento eletrônico está disponível somente para os cidadãos que residem nos municípios pertencentes à Regional de Saúde de Belo Horizonte. Consulte se o seu município pertence à Regional de Saúde de Belo Horizonte.

Municípios pertencentes à Regional de Saúde de Belo Horizonte: Belo Horizonte, Belo Vale, Betim, Bonfim, Brumadinho, Caeté, Confins, Contagem, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itabirito, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mariana, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Moeda, Nova Lima, Nova União, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Piedade das Gerais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, Santana do Riacho, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçú de Minas, Vespasiano.

Secretaria de Estado de Saúde - SES

Providenciar documentação

Para solicitar o medicamento, o paciente ou responsável deverá providenciar toda a documentação e exames exigidos, de acordo com a doença.

Os formulários por doença estão disponíveis no site da SES/MG, na “Relação de documentos e exames para solicitação de medicamentos”.

Agendar atendimento para realizar a solicitação

O Sr (a) deverá realizar o agendamento eletrônico. O agendamento poderá ser feito nesse portal (Portal MG) ou pelo aplicativo MG App em "agendamento de serviços", no serviço "solicitação de medicamento especializado".
ATENÇÃO: Para solicitar medicamentos para as doenças relacionadas abaixo não é necessário agendamento prévio:
•    Anemia na Insuficiência Renal Crônica
•    Dor Crônica
•    Esclerose Lateral Amiotrófica-ELA (Doença do Neurônio Motor)
•    Fenilcetonúria
•    Fibrose Cística
•    Hipoparatireoidismo pós-procedimento
•    Transplantes
•    Alfaepoetina e Filgrastim para Hepatite C Crônica

• Dados Pessoais (Nome, Data de Nascimento, Telefone);
  • Número do Cadastro de Pessoa Física;

Comparecer na Farmácia da Regional de Saúde de Belo Horizonte

De posse de todos os exames e documentos necessários, devidamente preenchidos, o Sr (a) deverá comparecer na Farmácia da Regional de Saúde de Belo Horizonte, na data e horário agendados, para solicitar o(s) medicamento(s).

Farmácia da Regional de Saúde de Belo Horizonte

Avenida do Contorno n° 8495 – Bairro Gutierrez, Belo Horizonte

Consultar situação da sua solicitação de medicamento

Acompanhe a situação da análise de sua solicitação por meio do telefone 155, opção 2 – Farmácia de Todos.

155 - Opção 2

A SES-MG estima um prazo médio de 30 dias para avaliação de sua solicitação.