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Solicitar Medicamentos Especializados

Atualizado em 31/08/2018 às 13:51

O que é

O serviço permite ao cidadão pertencente à Regional de Saúde de Belo Horizonte agendar o atendimento no Núcleo de Assistência Farmacêutica de Belo Horizonte (NAF/BH) para solicitar medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).

O Componente Especializado é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde.

Quem pode utilizar este serviço?

Todos os cidadãos mineiros que estejam incluídos nos protocolos clínicos definidos pelo Ministério da Saúde. Para verificar, acesse o site:

Para verificar, acesse o site da SES/MG

 http://www.saude.mg.gov.br/cidadao/fornecimento-de-medicamentos

Ou entre no site do Ministério da Saúde

http://portalms.saude.gov.br/assistencia-farmaceutica/medicamentos-rename/componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica-ceaf

Ou ligue no telefone 155, opção 2 – Farmácia de Todos.

Órgão responsável

Secretaria de Estado de Saúde - SES

Etapas para realização deste serviço

1
Providenciar documentação

Para solicitar o medicamento, o paciente ou responsável deverá providenciar toda a documentação e exames exigidos, de acordo com a doença.

Documentação

Os formulários por doença estão disponíveis no site da SES/MG, na “Relação de documentos e exames para solicitação de medicamentos”.

Canais de Prestação

2
Agendar atendimento para realizar a solicitação solicitação (REGIONAL DE BELO HORIZONTE)

O agendamento eletrônico está disponível somente para os cidadãos que residem nos municípios pertencentes à Regional de Saúde de Belo Horizonte. Para as outras regionais, o atendimento é presencial.

Consulte aqui se o seu município pertence à Regional de Saúde de Belo Horizonte.

O Sr (a) deverá realizar o agendamento eletrônico. O agendamento poderá ser feito nesse portal (Portal MG) ou pelo aplicativo MG App em "agendamento de serviços", no serviço "solicitação de medicamento especializado".
ATENÇÃO: Para solicitar medicamentos para as doenças relacionadas abaixo não é necessário agendamento prévio: 
•    Anemia na Insuficiência Renal Crônica
•    Dor Crônica
•    Esclerose Lateral Amiotrófica-ELA (Doença do Neurônio Motor)
•    Fenilcetonúria
•    Fibrose Cística
•    Hipoparatireoidismo pós-procedimento
•    Transplantes
•    Alfaepoetina e Filgrastim para Hepatite C Crônica

Documentação

  • Dados Pessoais (Nome, Data de Nascimento, Telefone);
  • Número do Cadastro de Pessoa Física;
  • E-mail.

Canais de Prestação

3
Comparecer na Farmácia da Regional de Saúde de Belo Horizonte

De posse de todos os exames e documentos necessários, devidamente preenchidos, o Sr (a) deverá comparecer na Farmácia da Regional de Saúde de Belo Horizonte, na data e horário agendados, para solicitar o(s) medicamento(s).

Consulte, na área de arquivos anexos dessa página, a qual Regional de Saúde seu município pertence.

*Pacientes residentes nos municípios de Manhumirim e Montes Claros, deverão procurar a Farmácia Integrada de seu município.

Documentação

Os formulários por doença estão disponíveis no site da SES/MG, na “Relação de documentos e exames para solicitação de medicamentos”.

Canais de Prestação

Presencial

Farmácia da Regional de Saúde. Consulte o arquivo "Endereço das Farmácias das Regionais e Farmácias Integradas".

 

4
Consultar situação da sua solicitação de medicamento

Acompanhe a situação da análise de sua solicitação após realizá-la.

Para realizar a consulta pelo MG App, realize as seguintes etapas:

- Faça o download do aplicativo (links presentes na área de Canais de Prestação da etapa, abaixo);

- Faça o cadastro para criar login e senha (é necessário e-mail e CPF);

 

  • Para verificar a situação da solicitação de medicamento(s) do CEAF no MG app

1º Passo: acessar o aplicativo MG app no seu celular e realizar o login.

2º Passo: acessar o ícone “menu” e selecionar a opção “saúde”.

3º Passo: após acessar a opção “saúde”, você deve selecionar a opção “Consulta Solicitação Medicamento”. 

4º Passo: você pode realizar a consulta utilizado o CPF ou o CNS (cartão nacional de saúde) e a data de nascimento do paciente, e clicar em “Buscar”.

5º Passo: o aplicativo irá listar todas as solicitações do paciente, portanto, você deve selecionar a solicitação desejada, assim o aplicativo trará as principais informações sobre a solicitação.

6º Passo: para verificar a situação da solicitação por medicamento, basta selecionar o medicamento desejado.

  • Disponibilidade do medicamento no estoque da farmácia.

1º Passo: caso a solicitação do paciente esteja deferida, para consultar a disponibilidade do medicamento, basta acessar o medicamento (6º Passo) e selecionar o campo “Disponibilidade” no lado superior direito da tela.

 

Alternativamente, as consultas podem ser realizadas ligando para a Central de Atendimento 155 - Opção 2.

Canais de Prestação

Telefone

155 - Opção 2

Quanto tempo leva?

A SES-MG estima um prazo médio de 30 dias para avaliação de sua solicitação.

Unidades onde o serviço é prestado