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Solicitar esclarecimentos sobre valores da conta de água

Atualizado em 20/06/2018 às 11:08

O que é

O usuário que estiver em dúvida quanto ao valor cobrado em sua conta de água ou esgoto pode solicitar uma análise do débito, ou seja, esclarecimentos sobre os dados constantes na fatura.

Quem pode utilizar este serviço?

Todos os usuários da Copasa.

Órgão responsável

Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA

Etapas para realização deste serviço

1
Solicitar análise de conta pelo site

O usuário deve acessar o site www.copasa.com.br, clicar na opção Agência Virtual e acessar o link Análise da conta de água e/ou esgoto. Incluir as informações e documentações exigidas e gerar um número de protocolo. Se possível, o usuário deve informar um e-mail para contato. O resultado estará disponível em até 7 dias.

Documentação

  • CPF/ CNPJ já cadastrado
  • Matrícula da conta de água
  • Leitura Atual do hidrômetro
  • Data da Leitura do hidrômetro

Valor

Gratuito

Canais de Prestação

2
Solicitar análise de conta na Agência de Atendimento

O usuário deve fazer a leitura do hidrômetro, anotar a data da leitura e comparecer a uma agência de atendimento com a documentação exigida, preferencialmente até a data de vencimento da conta. Será gerado um número de protocolo do atendimento.

Documentação

  • CPF/CNPJ 
  • A conta de água questionada; 
  • leitura atual do hidrômetro (os números pretos indicados pelo hidrômetro)
  • data da leitura
  • documento de identidade do solicitante, ou seja, da pessoa que for à agência.

 

Valor

Gratuito

Canais de Prestação

Presencial

Quanto tempo leva?

Esclarecimento imediato sobre os dados constantes na conta quando solicitado nas Agências de Atendimento

Para serviços registrados na Agência Virtual, será fornecido um número de protocolo para consulta posterior do resultado, em até 7 dias. 

Outras informações

  1. A Central 115 não faz análise de conta, mas o usuário pode saber o resultado da análise pelo telefone, com o número do protocolo gerado.
  2. Na impossibilidade do usuário comparecer à agência, outra pessoa de posse da documentação exigida pode solicitar a análise.
  3. O procedimento deve ser realizado preferencialmente até a data do vencimento e é preciso ter em mãos os números pretos que aparecem no hidrômetro e a data da leitura.
  4. Caso não for comprovado nenhum problema com a leitura do hidrômetro, a Copasa recomenda investigar a existência de vazamento interno pois, conforme legislação vigente, cabe ao usuário vistoriar suas instalações hidráulicas.

Unidades onde o serviço é prestado