Solicitar certidão de nascimento para recém-nascidos

Conteúdo Principal

O que é?

O registro de nascimento é o primeiro documento do cidadão e serve para permitir o acesso a serviços públicos e benefícios sociais, além de ser critério para a obtenção de outros documentos, como a Carteira de Identidade, o Título de Eleitor e a Carteira de Trabalho.

O registro de nascimento pode ser feito de duas formas: por meio do programa das Unidades Interligadas de Registro Civil, que permite que as mães já saiam dos estabelecimentos de saúde com o registro de nascimento e a respectiva certidão de nascimento dos filhos recém-nascidos, além do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) da criança; ou nos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais, sendo que pode ser escolhido para o registro, neste caso, cartório da cidade de residência dos pais do bebê ou cartório do local do nascimento do bebê.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar o pré-registro de nascimento 

A partir da identificação da gravidez, os pais já podem se cadastrar na Central de Registro Civil de Minas Gerais – CRC, sem qualquer custo, sendo gerado um login e senha.  O pré-registro de nascimento visa agilizar o atendimento nas Unidades Interligadas de Registro Civil e nos Cartórios, podendo reduzir o tempo de 25 para 10 minutos. 

Após o cadastro, o interessado acessará a ferramenta no campo “certidão de nascimento, casamento e óbito” e selecionará a opção “pré-registro de nascimento”. Serão inseridos os dados solicitados, como nome da criança, previsão de nascimento e sexo; nomes dos pais, CPF, data de nascimento, telefone e endereço e ainda quem está declarando esses dados. 

Documentação

Poderá ser anexado os documentos exigidos (carteira de identidade, CPF, certidão de casamento, quando for o caso).

Valor

Gratuito.

Canais de prestação
Presencial

 Presencialmente em um Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais mais próximo de casa. 

2
Solicitar registro civil de nascimento

Após o nascimento da criança, os pais ou responsáveis deverão comparecer a Unidade Interligada de Registro Civil que está localizada dentro do estabelecimento de saúde, portando os seguintes documentos: identificação oficial do declarante; Declaração de Nascido Vivo (DNV); Documento que comprove o nome dos pais e dos avós.  

Outra opção é realizar o registro presencialmente no cartório que os pais escolherem, podendo ser no cartório da residência dos pais ou no cartório do local do nascimento.  

Documentação
  1. Documento de identificação oficial do declarante;
  2. Declaração de Nascido Vivo - DNV;
  3. Documento que comprove o nome dos pais e dos avós.
Valor

Gratuito. 

Canais de prestação
Presencial

Unidade Interligada de Registro Civil ou  em um cartório próximo da residência dos pais ou no cartório do local do nascimento.

Telefone
(31) 3916-7979
3
Receber a certidão de nascimento 

Após o registro do nascimento no Livro físico do cartório, a certidão de nascimento será impressa, selada, assinada e entregue imediatamente aos pais da criança na Unidade Interligada de Registro Civil.

 

Documentação
  1. Documento de identificação oficial do declarante;
  2. Declaração de Nascido Vivo - DNV;
  3. Documento que comprove o nome dos pais e dos avós.
Valor

Gratuito.

Quanto tempo leva?

Em média 25 minutos para o registro da criança.

Obs.: Caso tenha sido realizado o pré-registro, a previsão é que o tempo de atendimento para registrar o nascimento da criança cairá de 25 para 10 minutos.  

Quem pode utilizar este serviço?

Pais ou responsáveis pelo recém-nascido.

Legislação

Outras informações

O serviço do pré-registro visa garantir comodidade e agilidade no processo de registro de nascimento da criança, antecipar a correção de dados e de documentos necessários para o registro de nascimento, combater o sub-registro de nascimento em Minas Gerais e ainda permite que a mãe participe efetivamente da escolha do nome da criança.  

O nome da criança poderá ser alterado até o último instante do registro no cartório, não havendo que se preocupar em antecipar as informações.  

Importante: 

Se a criança falecer durante a gravidez, no momento do registro do natimorto, ao lançar o CPF da mãe, o próprio sistema identificará a existência de um pré-registro e irá arquivá-lo. 

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: