Solicitar atendimento às vítimas de acidentes com animais

Conteúdo Principal

O que é?

Atender às urgências e emergência de vítimas de mordidas ou ataques de animais (cão, gato, morcegos) que tenham causado ferimentos graves. Para os casos de lesões graves é recomendado chamar o resgate por meio do Corpo de Bombeiros (193) ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 192. 

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar atendimento Urgência

A vítima deve ser encaminhada com urgência ao hospital indicado, ou então chamar o resgate por meio do Corpo de Bombeiros (193) ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 192. Nos municípios do interior do Estado, as vítimas devem procurar imediatamente um posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próximos de sua residência, que irá avaliar o caso e a necessidade de encaminhamento para outra unidade.

Documentação

Documento de identidade com foto (Carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte).

Valor

Gratuito.

Quem pode utilizar este serviço?

Todo cidadão.

Legislação

Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.

Dúvidas frequentes

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.

Outras informações

Para prevenir casos de raiva, o atendimento deve ser procurado imediatamente, mesmo que o animal tenha sido vacinado contra a doença. Em casos mais graves, o paciente pode passar por procedimentos cirúrgicos para reestabelecer sua integridade física.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: