Você está aqui:

Solicitar aferição do medidor de consumo de água

Atualizado em 20/06/2018 às 10:41

O que é

A aferição tem por finalidade conferir a exatidão da medição, considerada a margem de erro definida em regulamento do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.

Quem pode utilizar este serviço?

Disponível para todos os usuário da Copasa.

Órgão responsável

Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA

Etapas para realização deste serviço

1
Verificar se há vazamento no interior do imóvel

Antes de solicitar a aferição do hidrômetro, o usuário deve realizar os testes de vazamento sugeridos para verificar se há vazamento interno, ou seja, do hidrômetro para o interior do imóvel. Certifique-se de que não há vazamentos em sua casa. Em caso negativo, registre a leitura atual do seu hidrômetro. 

 

Documentação

  • Registro da Leitura do Hidrômetro

Canais de Prestação

Presencial

2
Solicitar Aferição do Hidrômetro

Caso não encontre vazamento do hidrômetro para o interior do imóvel, o usuário deve comparecer a uma agência de atendimento da Copasa para análise da leitura e solicitação do serviço. 

Documentação

  • Carteira de Identidade; 
  • Se Síndico, a Ata do Condomínio autorizando a solicitação;
  • Número da matrícula da conta;
  • Leitura atual do Hidrômetro.

Valor

Conforme Tabela vigente.

Canais de Prestação

Presencial

Agencias de Atendimento da Copasa

Quanto tempo leva?

Prazo para execução: 27 dias

Outras informações

  1. Antes de solicitar o serviço à Copasa, faça os testes de vazamento sugeridos, para verificar se há vazamento interno, ou seja, do hidrômetro para dentro do imóvel.
  2. Se, durante a aferição, forem identificados defeitos no aparelho, os reparos necessários serão feitos gratuitamente, e as eventuais cobranças indevidas na conta de água serão descontadas. Caso contrário, serão cobradas do consumidor as despesas de aferição.

Unidades onde o serviço é prestado