O que é?
A aferição tem por finalidade conferir a exatidão da medição, considerada a margem de erro definida em regulamento do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.
Etapas, custos e documentos
Antes de solicitar a aferição do hidrômetro, o usuário deve realizar os testes de vazamento sugeridos para verificar se há vazamento interno, ou seja, do hidrômetro para o interior do imóvel. Certifique-se de que não há vazamentos em sua casa. Em caso negativo, registre a leitura atual do seu hidrômetro, que será utilizada na próxima etapa deste serviço.
Confira as orientações sobre os Vazamentos Internos antes de se dirigir a uma unidade da Copasa (Clique aqui).
Caso não encontre vazamento do hidrômetro para o interior do imóvel, acessar o webchat em nosso site por meio do link Mais Serviços ou fale com o nosso atendente virtual, o Chico.
Envie mensagem pelo WhatsApp (31) 9 9770 7000 para registrar o pedido de aferição e análise da leitura do hidrômetro.
- Se pessoa física: carteira de identidade, CPF e Conta de água atual
- Se Pessoa Jurídica: anexar CNPJ, contrato social ou última alteração contratual ou estatuto social ou documento equivalente, CPF e RG do sócio ou do síndico ou do representante legal. No caso de representante, este deve apresentar procuração.
- Se Síndico, a Ata do Condomínio autorizando a solicitação;
- Número da matrícula da conta;
- Leitura atual do Hidrômetro.
Conforme Tabela vigente.
Quanto tempo leva?
Prazo para execução: 25 dias
Quem pode utilizar este serviço?
Disponível para todos os usuário da Copasa.
Legislação
Outras informações
- Antes de solicitar o serviço à Copasa, faça os testes de vazamento sugeridos, para verificar se há vazamento interno, ou seja, do hidrômetro para dentro do imóvel. Caso seja identificado vazamento interno, solicitar a manutenção (responsabilidade do proprietário) e acessar o webchat em nosso site por meio do link Mais Serviços ou fale com o nosso atendente virtual, o Chico. Envie mensagem pelo WhatsApp (31) 9 9770 7000 para anexar as notas e materiais do serviço realizado, recibos, fotos e declarações para a análise e possível retificação com aplicação de desconto na fatura e/ou alteração de data de vencimento.
- A realização da aferição é de responsabilidade do SENAI FIEMG e a análise realizada em laboratório credenciado pelo INMETRO.
- Conforme o resultado do laudo da aferição o usuário será informado sobre a cobrança da taxa, conforme a tabela de serviços.