Registro de transformação de empresário ou sociedade limitada em Eireli ou vice-versa

Atualizado em 03/01/2017 às 15:19

Descrição:

É possível o registro da transformação de empresário individual ou sociedade empresária limitada em empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli) na Junta Comercial, conforme prevê a Lei nº 12.441,de 1 de julho de 2011.
No procedimento serão mantidos o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e a inscrição da Secretaria de Estado de Fazenda.
No ato da transformação, é admissível qualquer tipo de alteração (endereço dentro de Minas Gerais ou objeto social, por exemplo), exceto:
a) solicitar a reativação da empresa cancelada administrativamente;
b) transferência da sede da empresa para outra Unidade da Federação; e
c) mudança do quadro societário da empresa para conversão da sociedade em unipessoal.
Procedimento:
Transformação de sociedade empresária limitada em Eireli: a sociedade limitada deve estar na condição de unipessoal (com apenas um sócio). Nesta hipótese, será apresentado um único ato de transformação, ou seja, o ato de constituição do Eireli por transformação de sociedade limitada. Deve-se utilizar o ato 091 – Ato Constitutivo - Eireli e o evento 046- transformação. É facultativa a utilização do ato constitutivo de Eireli por transformação gerado pelo Módulo Integrador.

Transformação de empresário individual em Eireli: Serão apresentados dois atos:a) um referente ao empresário individual - Remp com o ato 002 – alteração e o evento 046 – transformação;
b) e outro referente à Eireli - com o ato 091 – ato constitutivo – Eireli e o evento 046 – transformação.
Os processos vão tramitar vinculados. É obrigatória a utilização do ato constitutivo de Eireli por transformação gerado peloMódulo Integrador.

Transformação de empresa individual de responsabilidade limitada em empresário individual: Serão necessários dois atos:
a) um referente à Eireli - com o ato 002 – alteração e o evento 046 – transformação;
b) e outro referente ao empresário individual - Remp com o ato 080 – inscrição e o evento 046 – transformação.

Transformação de empresa individual de responsabilidade limitada em sociedade limitada:
Será apresentado um único ato de transformação, ou seja, o contrato social da sociedade limitada por transformação de Eireli com admissão de sócio(s). Deve-se utilizar o ato 002 - alteração e o evento 046- transformação.

É possível protocolar o enquadramento como microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), juntamente com o ato de transformação.

Os documentos devem ser protocolados com a Capa de Processo, o Checklist e o Documento de Arrecadação Estadual(DAE), que serão obtidos a partir do preenchimento do Módulo Integrador, disponível no site da Jucemg.
Para documentação complementar, consultar o link abaixo, de documentos necessários.

Documentos necessários:

Acesse links abaixo dos manuais e veja a documentação necessária.

Valor:

Veja abaixo link para tabela de preços.

Órgão responsável:

Junta Comercial do Estado de Minas Gerais - Jucemg