Você está aqui:

Programa Ciência em Movimento

Atualizado em 13/01/2017 às 15:03

Descrição

A FUNED coordena o programa Ciência em Movimento, que leva exposições itinerantes para os municípios mineiros., tendo como foco (mas não se limitando apenas) o público estudantil - ensino fundamental e médio. Cada exposição conta com e média cerca de 2 mil visitantes. São abordados temas como: biotecnologia e suas aplicações; animais peçonhentos, venenos e antivenenos (produção de soro); doenças infecciosas e parasitárias; ações de vigilância sanitária e epidemiológica, além do enfoque na história da saúde pública e da ciência no Brasil. A abordagem lúdico-educativa, aguça a curiosidade dos estudantes, desperta o interesse pela ciência e reforça a importância da pesquisa científica para o estado de minas gerais. A prefeitura interessada deve entrar em contato com a responsável para ver a disponibilidade.

Observações: O PEP é implantado em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem graduação em medicina, selecionadas por meio de edital de credenciamento. São previstas vagas para todas as regiões de saúde do estado, condicionadas à oferta do Programa pela IES contratada no território. A distribuição das vagas e definição dos municípios-sede ocorre na Comissão Intergestores Regional (CIR), espaço de pactuação entre gestores previstos no SUS. A adesão dos gestores municipais ao Programa é voluntária e de livre interesse.

Documentos necessários

Deliberação CIB-SUS/MG nº 2.181, de 16 de setembro de 2015.
Resolução SES/MG nº 4.913, de 16 de setembro de 2015.
Deliberação CIB-SUS/MG nº 2.361, de 13 de julho de 2016.
Portaria ESP nº 012, de 13 de maio de 2016. 

Valor

Gratuito.

Contrapartida: Local da exposição. Segurança noturno. Alimentação para a equipe e montagem do cronograma de visitação das escolas e comunidade local.

Órgão responsável

Fundação Ezequiel Dias - Funed

Unidades onde o serviço é prestado