Você está aqui:

Procurar auxílio e orientação para o tratamento da dependência de álcool e outras drogas (SOS Drogas)

Atualizado em 25/09/2018 às 10:37

O que é

O Centro de Acolhimento SOS Drogas oferece, gratuitamente, apoio psicológico e ações de reinserção social voltadas para o usuário de drogas e seus familiares.Em casos de necessidade, os profissionais especializados do SOS Drogas encaminham o usuário para tratamento em instituições especializadas ou grupos de mútua ajuda.  Qualquer cidadão que necessite de atendimento nos 853 municípios do estado pode entrar em contato através do número de telefone  (31) 3915-2841. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.  Quem mora na capital também pode procurar diretamente a sede do Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (Cread), instalado na Rua Espírito Santo, 495, 6º andar, no Centro de Belo Horizonte  - das 7h30 às 17h.

O SOS Drogas também oferece,  aos usuários e seus familiares, o atendimento nos seguintes grupos de apoio:

Grupo de Acolhimento: Acolhe o usuário e minimiza os impactos causados pelo abuso de drogas, motivando-o para o tratamento. 

Grupo de Família: Acolher e orienta a família do usuário, minimizando os impactos provocados pelas drogas nas relações familiares. 

Grupo Amor Exigente: Envolve toda a família e trabalha a prevenção à experimentação ao uso de drogas, além da mudança de comportamentos no ambiente familiar. O grupo ainda prepara e apoia a família dos usuários que desejam se reinserir socialmente, além da prevenção a eventuais recaídas. 

 

Quem pode utilizar este serviço?

Dependentes químicos e seus amigos e familiares.

Órgão responsável

Secretaria de Estado de Segurança Pública - SESP

Etapas para realização deste serviço

1
Entrar em contato com o SOS Drogas

Ligar para o número  (31) 3915-2841 solicitando as orientações necessárias

Documentação

Identidade.

Quanto tempo leva?

Atendimento imediato.

Dúvidas frequentes

O trabalho é voltado apenas para o dependente químico?

Não. Amigos e familiares também recebem suporte em grupos de apoio. 

Unidades onde o serviço é prestado