Você está aqui:

Pós-doutorado

Atualizado em 14/12/2016 às 16:46

Descrição

Esta bolsa é uma contribuição para que pesquisadores-doutores obtenham em Minas Gerais o título de pós-doutor. Foi criada para valorizar a permanência do pesquisador em Minas Gerais durante a atualização de seus conhecimentos e se classifica em três modalidades: júnior (para titulados há menos de sete anos); empresarial (sem exigência de tempo de titulação); sênior (para titulados há mais de sete anos).



São condições básicas não acumular bolsas de qualquer natureza e nem ter vínculo funcional ou empregatício com a instituição solicitante. É preciso trabalhar em regime de dedicação integral, participando do desenvolvimento de projetos de pesquisa. Para solicitar o benefício, o candidato deve cumprir os requisitos exigidos e enviar a documentação necessária para a unidade de atendimento abaixo, conforme calendário.



A duração máxima da bolsa é de 12 meses, e, mínima, de 30 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais 12 meses, não sendo necessária a apresentação de outro projeto. O pedido de prorrogação deve ser apresentado com antecedência mínima de 60 dias do término da vigência original da bolsa e estar acompanhado de relatório. Existem requisitos específicos para os candidatos e os orientadores de cada modalidade de bolsa. Pode ser solicitado para o mesmo bolsista novo pedido de bolsa desde que seja para novo projeto e obedecido o calendario de entrada para novas bolsas.

A solicitação da bolsa, o preenchimento e o envio de formulários, bem como o envio de documentos, devem ser feitos por meio do sistema AgilFAP. Para isso, é necessário fazer cadastro e login no endereço eletrônico informado abaixo.

Documentos necessários

Veja abaixo link para a lista completa de documentos

Valor

Gratuito

Órgão responsável

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig

Unidades onde o serviço é prestado