Política de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Estado de Minas Gerais

Atualizado em 17/01/2017 às 15:15

Descrição:

A SES formula, apoia e induz a implantação e implementação da Política de Saúde Mental, álcool e outras drogas no estado de Minas Gerais, em consonância com os princípios do SUS e da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial.

A Rede Estadual de Saúde Mental é composta, atualmente, de 303 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo que, 207 estão habilitados pelo Ministério da Saúde e 96 estão em funcionamento aguardando habilitação do Ministério. Estes CAPS estão distribuídos em 193 municípios do Estado de Minas Gerais. Excetuando município de Belo Horizonte e Uberlândia todos os CAPS são de abrangência microrregional e, alguns municípios como Betim, Montes Claros e Uberaba estão pactuados para o atendimento das urgências microrregionais.  Atualmente, temos 91 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) em funcionamento no Estado, com maior concentração de serviços nos municípios de Belo Horizonte, Barbacena e Juiz de Fora. Temos 36 Centros de Convivência (CC) cadastrados junto á Coordenação Estadual de Saúde Mental. 212 Leitos de Saúde Mental em Hospitais Gerais credenciados e habilitados pelos Ministério da Saúde, 09 Hospitais Psiquiátricos no Estado (02 em Belo Horizonte, 02 em Barbacena, 01 em Passos, 01 em Uberaba, 01 em São Sebastião do Paraíso, 01 em Ituiutaba e 01 em Divinópolis). O Estado de Minas também possui em funcionamento 06 Unidades de Acolhimento, sendo 03 destinadas a Adulto (Governador Valadares, Pirapora e Belo Horizonte) e 04 à Crianças e Adolescentes (Janaúba, São Lourenço, Pirapora e São Félix de Minas). Temos 74 Comunidades Terapêuticas vinculadas ao Programa Aliança Pela Vida, dessas, 22 estão indicadas para o descredenciamento com a SES.

Documentos necessários:

Consultar: Deliberação CIB-SUS/MG N°1.092 de 04 de Abril de 2012