Você está aqui:

Mestrado e Doutorado

Atualizado em 14/12/2016 às 16:48

Descrição

Bolsas de mestrado e doutorado concedidas apenas a candidatos regularmente matriculados em uma instituição de ensino e pesquisa que faça parte do programa de quotas de bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O primeiro passo para o aluno, portanto, é saber se sua instituição está habilitada na FAPEMIG, procurando se informar a respeito na unidade de atendimento abaixo ou na própria instituição.

Para se habilitar às quotas, a instituição tem que estar sediada em Minas Gerais e seu programa de pós-graduação, para o qual deseja obter bolsas, deve ter recebido conceito igual ou superior a 3 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (a escala da Capes vai de 1 a 7, sendo 5 a maior nota para um programa ser considerado de excelência nacional e o 7, de excelência internacional). No link abaixo, é possível acessar a avaliação da Capes para os cursos de pós-graduação em Minas Gerais.

Além do pré-requisito de matrícula na instituição habilitada e em curso conceituado pela Capes, o candidato à bolsa deve ainda residir em Minas Gerais, não pode acumular bolsas nem ter vínculo de emprego de qualquer natureza ou receber qualquer tipo de vencimento. O número de beneficiados vai depender da quantidade de quotas da instituição e do desempenho no processo de seleção para o ingresso no mestrado ou doutorado. A bolsa tem a duração máxima de 24 meses, para o mestrado, e, 48 meses, para o doutorado, contados a partir do efetivo início do ano letivo.

Toda a documentação referente à seleção dos bolsistas, assim como a avaliação do desempenho no curso, deve ficar à disposição da FAPEMIG. Mais informações sobre a concessão de bolsas e documentação a ser apresentada à unidade de atendimento abaixo podem ser acessadas no link igualmente relacionado abaixo.

Documentos necessários

Veja abaixo link para a lista completa de documentos.

Valor

Gratuito.

Órgão responsável

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig

Unidades onde o serviço é prestado