Você está aqui:

Inscrever como voluntários nos Centros Judiciários

Atualizado em 06/08/2018 às 14:25

O que é

Os interessados em atuar como voluntários nos Centros Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, presentes em várias cidades de Minas Gerais, devem participar do curso de capacitação oferecido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Senmec) do Estado. Veja abaixo, como encontrar a programação dos cursos na capital e no interior.

Os voluntários do Juizados de Conciliação doam seu tempo para prestar atendimento à população, contribuindo para uma cultura de paz social. Os voluntários são escolhidos dentre as pessoas que tenham aptidão para o trabalho de natureza conciliatória, não sendo necessário conhecimento técnico ou específico

Esse tipo de ação social requer compromisso, responsabilidade e disponibilidade. Aqueles que se sentirem motivados a aderir à proposta do Núcleo devem estar conscientes e preparados para enfrentar os desafios de suas atribuições.

Mais informações em uma das unidades de atendimento listadas abaixo.

Quem pode utilizar este serviço?

O interessado deve, preferencialmente:

  • ser bacharel em Direito, Psicologia ou Serviço Social;
  • ser estudante de quaisquer dessas áreas a partir do 3º período, desde que tenha disponibilidade de tempo e compatibilidade para a atividade conciliatória.

Etapas para realização deste serviço

Documentação

Consulte com a Senmec os documentos necessários para realizar a inscrição no curso.

Legislação

Clique aqui para acessar a Lei Complementar 59/2001, que 

Unidades onde o serviço é prestado