Ingressar no curso de mestrado em Administração Pública

Atualizado em 21/06/2018 às 10:22

O curso de Mestrado em Administração Pública destina-se à formação teórica e técnica de alto nível nos campos da gestão pública, formulação, planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas.

Voltado aos portadores de diploma de nível superior, o curso abrange profissionais que atuam na esfera pública, em centros de pesquisa e ensino e demais interessados nas questões centrais da administração pública moderna, buscando capacitá-los para o grande desafio: combinar ações que levam em conta a eficiência, a efetividade, a eficácia e a justiça social.

O curso integra o Sistema Nacional de Pós-Graduação, sendo recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes).

Cidadãos com graduação em qualquer curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), atuantes em diferentes esferas de governo e demais interessados na área pública. É necessário ter feito o teste da Anpad antes de participar do processo seletivo do Mestrado.

Fundação João Pinheiro - FJP

Fazer o teste da Anpad

O teste da Anpad configura como a primeira etapa do processo seletivo do Mestrado.

Acompanhar a publicação do edital para o mestrado no site da Escola de Governo

O candidato interessado deverá acompanhar a publicação do edital no site da Escola Governo. A divulgação costuma ser feita no mês de agosto.

Realizar a inscrição no processo seletivo do mestrado

Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, com link a ser divulgado no edital. Junto ao formulário, será preciso submeter, durante o período de vigência das inscrições, os documentos abaixo listados digitalizados.

- Carteira de identidade;

- Título de eleitor e documento de quitação eleitoral (comprovante de votação referente à última eleição ou certidão de quitação eleitoral emitida em http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-el... ;

- Comprovante de quitação das obrigações militares (no caso de candidatos do sexo masculino);

- Cadastro de Pessoa Física – CPF;

- Certidão de nascimento ou casamento;

- Histórico escolar de graduação;

- Diploma de curso superior de graduação, devidamente reconhecido pelo MEC, ou documento equivalente ou, ainda, declaração emitida pela coordenação do curso, atestando estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação até o final do prazo estabelecido no edital para realização da matrícula no Curso de Mestrado.

- Curriculum Vitae em conformidade com o edital

- Pré-projeto de pesquisa em conformidade com o edital

- Quitação da taxa de inscrição

- Caso o candidato seja portador de necessidades especiais, deverá anexar atestado médico dispondo sobre a espécie e o grau/nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID, bem como o enquadramento previsto no art. 4º do Decreto Federal n° 3.298 de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto Federal no 5.296, de 2 de dezembro de 2004;

- Comprovante de que o candidato realizou uma das edições válidas do teste Anpad ou de que está devidamente inscrito na última edição

Verificar no edital vigente.

Participar do processo seletivo descrito no edital

O processo seletivo será desdobrado em 3 (três) etapas, sendo a primeira etapa de caráter exclusivamente eliminatório, enquanto às demais etapas, também de caráter eliminatório, será distribuído o total de 100 (cem) pontos, conforme discriminado abaixo:

- Primeira etapa (eliminatória): resultado geral do teste da ANPAD;

- Segunda etapa (eliminatória - 50 pontos): prova dissertativa;

- Terceira etapa (eliminatória - 50 pontos): apresentação de curriculum vitae (20 pontos), préprojeto de pesquisa (10 pontos) e entrevista (20 pontos).

Alameda das Acácias, 70, bairro São Luiz - Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Ser aprovado dentro do limite de vagas

Normalmente são ofertadas de 20 a 25 vagas por processo seletivo. O resultado é divulgado no site da Escola de Governo da FJP.

Efetuar matrícula

A matrícula regular no Curso de Mestrado deverá ser efetuada junto à Secretaria de Registro e Controle Acadêmico da Fundação João Pinheiro.

- Formulário de matrícula, devidamente preenchido, datado e assinado, a ser disponibilizado na Secretaria de Registro e Controle Acadêmico da Fundação João Pinheiro;

- 2 (duas) fotos ¾ recentes (tiradas há menos de seis meses);

- Cópia da carteira de identidade;

- Cópia do título de eleitor e documento de quitação eleitoral (comprovante de votação referente à última eleição ou certidão de quitação eleitoral emitida em http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-el...);

- Cópia do comprovante de quitação das obrigações militares (no caso de candidatos do sexo masculino);

- Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF;

- Cópia da Certidão de nascimento ou casamento;

- Cópia do Histórico escolar de graduação;

- Cópia de Diploma de curso superior de graduação, devidamente reconhecido pelo MEC, ou documento equivalente ou, ainda, declaração emitida pela coordenação do curso, atestando estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação até o final do prazo estabelecido neste Edital para realização da matrícula no Curso de Mestrado.

A duração máxima prevista do curso é de 24 (vinte e quatro) meses, incluídos os dias de recesso e de férias escolares, prorrogáveis por até 6 (seis) meses, desde que constatado o caso de excepcionalidade, a ser julgado pelo Colegiado do Curso de Mestrado em Administração Pública.

Para conhecer mais sobre o curso, acesse  http://eg.fjp.mg.gov.br/index.php/mestrado

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (31) 3448-9570 ou e-mail mestrado@fjp.mg.gov.br