Você está aqui:

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Atualizado em 16/05/2017 às 10:32

Descrição

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação realizada pelo governo federal, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). 
O Enem é utilizado como forma de seleção unificada nos processos seletivos das Universidades Públicas Federais. A participação no Enem é voluntária, destinada aos concluintes, egressos do Ensino Médio e àqueles que não concluíram este nível de ensino e desejam obter a certificação.
Os candidatos farão provas de: Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira - Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); Matemática e suas Tecnologias (Matemática).
A Diretoria de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado de Educação, é o órgão responsável pelas orientações referentes à certificação do Enem no Estado de Minas Gerais.
Em cada Superintendência Regional de Ensino, conforme unidades relacionadas abaixo,  há uma escola credenciada para emitir a certificação desse exame. INSCRIÇÃO SOMENTE PELA INTERNET.

Documentos necessários

No ato da inscrição via internet serão exigidos:

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Alunos da rede pública ou de baixa renda deverão solicitar isenção mediante requerimento, disponível por meio do aplicativo para "solicitação de inscrição" no endereço eletrônico do Enem.

Valor

R$ 82,00 - Isenção para alunos carentes e da rede pública.

Órgão responsável

Secretaria de Estado de Educação - SEE