Você está aqui:

Disque Denúncia Unificado - 181

Atualizado em 24/12/2016 às 14:41

Descrição: 

Serviço destinado ao recebimento de informações dos cidadãos sobre crimes de que tenham conhecimento e possam auxiliar o trabalho policial. No Disque Denúncia 181 a identidade do denunciante e denunciado é preservada.

Para denunciar, basta ligar, gratuitamente, para o número 181. O Disque Denúncia funciona com uma central de atendimento unificada, formada por profissionais treinados e capacitados que trabalham em regime de 24 horas para atender à população. Cada denúncia registrada é encaminhada para uma equipe de analistas composta por um integrante da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

A partir daí, a denúncia é analisada e classificada de acordo com a unidade operacional das três corporações que irá adotar as providências necessárias para resolver o caso. As informações sobre o andamento das investigações serão disponibilizadas ao denunciante na própria central de atendimento.

O informante não precisará se identificar e sua ligação será mantida em sigilo absoluto. O denunciante receberá uma senha para acompanhamento da investigação e, depois de um prazo mínimo de 3 (três) meses, poderá solicitar, pelo mesmo número, informações sobre o andamento das investigações.

O Disque Denúncia recebe todo tipo de informe sobre crimes, tais como assalto, tráfico de drogas, arrombamento, porte ilegal de armas, sequestro, atividades ilícitas, foragidos ou procurados pela Polícia que estejam escondidos em algum local.

Também são objeto do Disque Denúncia os relatos sobre desvio de conduta de policiais. Após serem registrados no 181, as denúncias são encaminhadas  para às corregedorias das corporações policiais e de bombeiros. Os mesmos relatos também podem ser dirigidos à Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.

No caso de denúncias relativas:

• Estupro:
A vítima tem que se identificar, fazer corpo delito e registrar queixa na delegacia competente.

• Agressão:
A vítima tem que se identificar e fazer uma queixa de agressão no órgão competente.

É importante lembrar que o foco desse serviço é o atendimento de denúncias anônimas que resultem em investigação e, não, de situações emergenciais. Nesses casos, podem-se acionar os números 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil). 

O 181 Disque Denúncia é um projeto concebido em parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG), e o Instituto Minas Pela Paz (IMPP) e desde que foi lançado, em novembro de 2007, já recebeu mais de dois milhões de ligações que originaram mais de 100 mil denúncias.

Documentos necessários: 

Nenhum documento necessário para a prestação desse serviço.

Valor: 

Gruatuito.

Órgão responsável: 

Secretaria de Estado de Administração Prisional - SEAP

Unidades onde o serviço é prestado