Você está aqui:

Consultar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM)

Atualizado em 13/07/2018 às 14:52

O que é

O  Índice de Desenvolvimento Humano ajusta o IDH para a realidade dos municípios e reflete as especificidades e desafios regionais no alcance do desenvolvimento humano no Brasil. É calculado para todos os municípios brasileiros e divisões intramunicipais (aproximações de bairros) das regiões metropolitanas do país. Também são calculados cerca de 200 indicadores sociais e econômicos. Com as informações do Censo Demográfico (IBGE) de 1991, 2000 e 2010.

Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil

O Atlas é uma plataforma de consulta do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e cerca de 200 indicadores sociais e econômicos para todos os municípios brasileiros, onde é possível gerar tabelas, gráficos, mapas e relatórios para os municípios brasileiros e as 27 Unidades da Federação. 

Atlas de Desenvolvimento Humano das Regiões Metropolitanas

O Atlas possibilita conhecer aspectos da realidade socioeconômica no nível intramunicipal e identificar desigualdades socioespaciais nas e entre as diferentes porções do território dessas regiões metropolitanas. Os dados intramunicipais são calculados para Unidades de Desenvolvimento Humano (UDH), agrupamentos de setores censitários com feições urbanísticas, sociais e econômicas homogêneas. Apresenta indicadores para os municípios das regiões metropolitanas de: Belém, Belo Horizonte, Baixada Paulista, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Grande São Luís, Grande Teresina, Grande Vitória, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, RIDE do Distrito Federal, Petrolina-Juazeiro, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Sorocaba, Vale do Paraíba e Vale do Rio Cuiabá. Com informações organizadas em formato de tabelas, gráficos, relatórios e mapas de satélite e de arruamento , para os anos de 2000 e 2010.

Desenvolvimento Humano Para Além Das Médias: Índice de Desenvolvimento Humano Municipal por cor, sexo e situação de domicílio

Apresenta o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), seus 3 subíndices (Longevidade, Educação e Renda) e diversos outros indicadores sociais por cor (brancos e negros), sexo (homens e mulheres) e situação de domicílio (urbano ou rural), para o Brasil, as 27 Unidades da Federação, 20 Regiões Metropolitanas e 111 municípios com população maior que o município menos populoso entre as capitais em 2010. Acesse os dados em http://www.br.undp.org/content/dam/brazil/docs/IDH/desenvolvimento-alem-...

Quem pode utilizar este serviço?

Disponível a todos os interessados.

Órgão responsável

Fundação João Pinheiro - FJP

Etapas para realização deste serviço

1
Acessar o site do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil
2
Acessar o arquivo do Desenvolvimento Humano Para Além Das Médias

Arquivo em formato PDF disponível para consulta e download

Unidades onde o serviço é prestado