Conciliar em processos

Conteúdo Principal

O que é?

Uma das partes de um processo pode solicitar audiência para buscar a conciliação do conflito, independente da fase em que a ação se encontre.

A parte interessada em marcar essa audiência e tentar um acordo, deve preencher um formulário eletrônico e aguardar o contato da secretaria ou do cartório sobre a possibilidade de agendamento da audiência.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar audiência de conciliação

Para agendar uma mediação ou conciliação processual, solicite, por meio eletrônico, uma audiência, independentemente da fase em que se encontra o seu processo e aguarde o retorno da equipe responsável pelo agendamento.

- Clique aqui para acessar o formulário para processo que está na 1ª instância.

- Clique aqui para acessar o formulário para processo que está na 2ª Instância.

Documentação

Número do processo.

Valor

Gratuito.

Quanto tempo leva?

O tempo é variável para cada caso.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer pessoa que seja parte em um processo em andamento na justiça e que queira entrar em acordo com a outra parte do processo.

Dúvidas frequentes

Como saber se o processo está na 1ª ou na 2ª Instância?

O processo está na 1ª instância quando ele tramita no fórum da comarca/cidade em que foi ajuizada a ação, até o juiz proferir a sentença.
O processo está em análise da 2ª instância quando uma das partes não fica satisfeita com a sentença proferida pelo juiz e solicita que seu advogado interponha um recurso.

Atualizado em: