Você está aqui:

Concessão de bolsas de especialista visitante para participação em projetos financiados pela FAPEMIG

Atualizado em 14/12/2016 às 16:27

Descrição

Pesquisadores do Brasil e do exterior podem obter bolsa de visitante para o trabalho temporário em instituições de ensino e/ou pesquisa sediadas no Estado de Minas Gerais. A instituição que deseja receber o pesquisador visitante deve indicar sua relevância para o trabalho de pesquisa no qual ele irá trabalhar. A solicitação deve ser feita pela instituição que irá receber o pesquisador visitante.

Tanto a instituição quanto o pesquisador devem apresentar documentos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), na unidade de atendimento indicada abaixo. É exigida do candidato a titulação mínima de doutor, para os três níveis nos quais a bolsa está classificada. Determinam essa classificação a produção acadêmica, o tempo de atividades curriculares na área correlacionada ao projeto e de titulação de pós-doutor.

Não é permitido ter outra bolsa de pesquisa e exige-se a dedicação integral e exclusiva às atividades do plano de trabalho. O coordenador da pesquisa deve ser o chefe do setor onde será desenvolvido o plano de trabalho do bolsista. É preciso apresentar plano de trabalho a ser cumprido pelo pesquisador visitante, além de indicar sua necessidade e a relevância de sua contribuição para a pesquisa.

A duração máxima é de seis meses, e, a mínima, de 30 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais um período de seis meses, condicionada à avaliação positiva dos resultados apresentados. Para renovação, é necessário fazer a solicitação com uma antecedência mínima de 60 dias antes do término da bolsa, acompanhada do relatório.

Para solicitar o apoio, é preciso preencher e enviar eletrônicamente o formulário específico. Para isso, é necessário fazer cadastro e login na plataforma eletrônica Everest, cujo link segue abaixo.

Documentos necessários

Veja abaixo link para a lista completa de documentos

Valor

Gratuito

Órgão responsável

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig

Unidades onde o serviço é prestado