Você está aqui:

Comunicar vazamento de Esgoto dentro do imóvel

Atualizado em 08/08/2018 às 15:27

O que é

O refluxo é o retorno dos esgotos domésticos para dentro do imóvel, transbordando em ralos, vasos sanitários etc., devido, principalmente, ao mau uso das instalações.  Essa situação também acontece quando a rede coletora está entupida ou necessitando de manutenção ou quando há lançamento indevido de água pluvial para as redes.

Quem pode utilizar este serviço?

Disponível para todos os usuários da Copasa.

Órgão responsável

Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA

Etapas para realização deste serviço

1
Solicitar manutenção do vazamento interno

O usuário pode registrar o serviço pela Agência Virtual, no site www.copasa.com.br, acessar o aplicativo Copasa Digital, ligar 115 ou comparecer a uma das Agências de Atendimento. Após o registro, o número do protocolo será informado ao usuário.

É responsabilidade da Copasa a correção de danos nas redes coletoras (rede que recebe o esgoto sanitário domiciliar e industrial vindo dos imóveis) e no Ramal predial de esgoto (do PL para a rua). 

É responsabilidade do usuário a manutenção na instalação predial de esgoto (ramal interno). Essa instalação predial termina no passeio, a 20 cm do meio-fio, local onde é instalado o PL (Poço Luminar). A manutenção de entupimento nesse trecho (do PL para dentro do imóvel), ainda que no passeio, é de responsabilidade do usuário.

Refluxo de esgoto no qual o PL (tampa quadrada no passeio) encontra-se seco, vazio, é sinal que o problema é na instalação interna e a responsabilidade é do usuário.

Documentação

  • Número de matrícula da conta de água ou
  • CPF/CNPJ cadastrado

Valor

Gratuito

Canais de Prestação

Presencial

Telefone

115

Quanto tempo leva?

1 dia útil

Unidades onde o serviço é prestado