Você está aqui:

Blindar Veículo

Atualizado em 20/06/2018 às 13:34

O que é

O proprietário que deseja blindar seu veículo deverá, primeiramente, solicitar autorização do Detran-MG. A autorização é emitida gratuitamente e pode ser solicitada na Divisão de Registro de Veículo (DRV), para residentes de Belo Horizonte, ou na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) responsável pela cidade em que reside. Em posse da autorização do Detran-MG, o interessado deverá solicitar a autorização do exército para iniciar o processo de blindagem do veículo. Após a blindagem do veículo, o proprietário deverá providenciar junto ao Organismo de Inspeção acreditado pelo Inmetro, o Certificado de Segurança Veicular (CSV) e levar o veículo ao Detran-MG para realização da vistoria e emissão dos documentos alterados.

Quem pode utilizar este serviço?

Proprietários de veículos que pertencem à frota de Minas Gerais, com autorização do Detran-MG e do Exército.

Órgão responsável

Polícia Civil do Estado de Minas Gerais - PCMG

Etapas para realização deste serviço

1
Obter autorização do Detran-MG

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização do órgão de trânsito, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica. 

Solicite a autorização do Detran-MG na Divisão de Registro de Veículo (para residentes de Belo Horizonte) ou na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) responsável pela cidade em que reside.

Documentação

Cópias e originais ou cópias autenticadas:

  • Documento de Identidade atualizado com CPF;
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Valor

Autorização do Detran-MG: Gratuita.

Canais de Prestação

2
Obter autorização do Exército
  1. Solicite autorização do Exército e faça o registro para aquisição e propriedade de veículo automotor blindado;
  2. Providencie a instalação da blindagem em uma das empresas autorizadas pelo Exército.
3
Emitir Certificado de Segurança Veicular

Leve o veículo blindado ao Organismo de Inspeção acreditado pelo Inmetro para fazer a inspeção veicular e emitir o Certificado de Segurança Veicular (CSV).

4
Emitir ficha de Cadastro

Após obter o Certificado de Segurança Veicular, é necessário emitir a Ficha Cadastro para apresentar ao Detran-MG no momento da vistoria do veículo.

  1. Preencha no formulário eletrônico abaixo os campos: Placa, Renavam, Chassi e Número CRV. Caso a única alteração realizada no veículo seja a blindagem, no final do formulário, em "Outras Alterações permitidas", assinale "Outras Alterações";
  2. Imprima a Ficha Cadastro e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

Valor

Alteração de Dados: R$ 78,03.

Canais de Prestação

Telefone

155
5
Realizar Vistoria do Veículo e Emissão do Documento

O agendamento da vistoria é obrigatório em alguns municípios e só pode ser realizado após pagamento da taxa do serviço a ser realizado. Acesse -> Agendamento de Vistoria

  1. Dirija-se ao setor de vistoria da unidade de trânsito local (Capital: Divisão de Registro de Veículos / Interior: Ciretrans);
  2. Após ter o veículo aprovado na vistoria, o interessado deverá ir ao setor de emissão de documentos da unidade de trânsito para solicitar a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) alterados.

Documentação

  • Documento de Identidade atualizado com CPF;
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV) em branco;
  • Ficha cadastro devidamente preenchida e assinada pelo proprietário do veículo;
  • Taxa de alteração de dados quitada;
  • Autorização emitida pelo Exército;
  • Declaração de Blindagem expedida pelo Exército (A Declaração de Blindagem é o documento que atesta a prestação de serviço de blindagem no veículo, conforme o Termo de Responsabilidade correspondente emitido pela blindadora.);
  • Certificado de Segurança Veicular (CSV) emitido pelo Organismo de Inspeção acreditado pelo Inmetro.

Canais de Prestação

Quanto tempo leva?

O tempo médio da vistoria de veículo no Detran-MG é de 15 minutos.

Legislação

  • Resolução do Contran nº 292, de 29 de agosto de 2008 
  • Portaria do Colog nº 55, de 5 de junho de 2017 
  • Código de Trânsito Brasileiro (CTB) -  Artigos 98 e 106.

Outras informações

Mudanças acumulativas: O proprietário poderá realizar mais de uma alteração de características do veículo em um único processo, seguindo os procedimentos e apresentando os documentos necessários para cada alteração solicitada. Este processo permite o pagamento de um único Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para todas as mudanças juntas. Nesse caso, ao preencher o formulário eletrônico, o interessado deverá assinalar também as outras mudanças que deseja fazer no veículo. Caso as alterações sejam solicitadas separadamente, será necessário o pagamento de um DAE para cada alteração.

Sede do Departamento de Trânsito de Minas Gerais
Avenida João Pinheiro, 417, Boa Viagem – Belo Horizonte/MG – CEP 30.130-183

Telefone de Contato:
155 – Central de Atendimento

Acesse -> Unidades de Atendimento

------