Atendimento a pacientes que necessitam de transfusão de sangue ou sangria terapêutica

Atualizado em 24/12/2016 às 17:06

Descrição

A Fundação Hemominas realiza atendimento hemoterápico a pacientes que necessitem, periodicamente, submeter-se à transfusão de hemocomponentes (hemácias, plaquetas, crioprecipitado) ou sangria terapêutica, e que apresentem condições clínicas para realizar esses procedimentos em ambulatório. Nos dois casos, o paciente deve procurar uma das unidades de atendimento listadas abaixo, com a documentação necessária, incluindo o encaminhamento do médico que realizou o diagnóstico da doença (solicitação para que a pessoa receba o tratamento).

O paciente será atendido por médico hematologista ou clínico geral, que vai avaliar seu estado e a necessidade de realização do procedimento recomendado. Muitas vezes, não é seguro que a transfusão de sangue ou a sangria terapêutica ocorram em regime ambulatorial. Nesse caso, o médico que encaminhou o paciente à Fundação Hemominas será contatado e orientado sobre a unidade de saúde à qual ele deverá ser encaminhado. Após a avaliação, o paciente (ou responsável) assinará o termo de ciência do ato transfusional e, em seguida, será encaminhado ao setor da transfusão, onde será agendado o procedimento e feita a coleta de uma amostra de sangue para realização de prova cruzada. Depois disso, o paciente (ou acompanhante) será encaminhado ao setor de recrutamento de doadores para ser conscientizado da necessidade de providenciar voluntários à doação.

No caso da sangria terapêutica, após a avaliação médica, o paciente será conduzido ao setor de transfusão, onde se submeterá ao procedimento, o qual dependerá, também, da disponibilidade de leito na unidade no momento do atendimento. Informações complementares podem ser obtidas em uma unidade de atendimento.

Documentos necessários

• Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento (para preenchimento do cadastro);
  • Solicitação assinada por médico para que o paciente seja atendido (encaminhamento);
  • Resultado do hemograma recente, com indicação do hemocomponente (tipo e volume/quantidade), assinado e com o carimbo do médico, além de telefone de contato do local em que realiza o tratamento e/ou do médico.

Não se aplica

Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais - Hemominas

Municípioordem decrescente Unidade
Belo Horizonte Hemocentro Belo Horizonte