Você está aqui:

Atendimento a pacientes que necessitam de transfusão de sangue ou sangria terapêutica

Atualizado em 24/12/2016 às 17:06

Descrição

A Fundação Hemominas realiza atendimento hemoterápico a pacientes que necessitem, periodicamente, submeter-se à transfusão de hemocomponentes (hemácias, plaquetas, crioprecipitado) ou sangria terapêutica, e que apresentem condições clínicas para realizar esses procedimentos em ambulatório. Nos dois casos, o paciente deve procurar uma das unidades de atendimento listadas abaixo, com a documentação necessária, incluindo o encaminhamento do médico que realizou o diagnóstico da doença (solicitação para que a pessoa receba o tratamento).

O paciente será atendido por médico hematologista ou clínico geral, que vai avaliar seu estado e a necessidade de realização do procedimento recomendado. Muitas vezes, não é seguro que a transfusão de sangue ou a sangria terapêutica ocorram em regime ambulatorial. Nesse caso, o médico que encaminhou o paciente à Fundação Hemominas será contatado e orientado sobre a unidade de saúde à qual ele deverá ser encaminhado. Após a avaliação, o paciente (ou responsável) assinará o termo de ciência do ato transfusional e, em seguida, será encaminhado ao setor da transfusão, onde será agendado o procedimento e feita a coleta de uma amostra de sangue para realização de prova cruzada. Depois disso, o paciente (ou acompanhante) será encaminhado ao setor de recrutamento de doadores para ser conscientizado da necessidade de providenciar voluntários à doação.

No caso da sangria terapêutica, após a avaliação médica, o paciente será conduzido ao setor de transfusão, onde se submeterá ao procedimento, o qual dependerá, também, da disponibilidade de leito na unidade no momento do atendimento. Informações complementares podem ser obtidas em uma unidade de atendimento.

Documentos necessários

  • Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento (para preenchimento do cadastro);
  • Solicitação assinada por médico para que o paciente seja atendido (encaminhamento);
  • Resultado do hemograma recente, com indicação do hemocomponente (tipo e volume/quantidade), assinado e com o carimbo do médico, além de telefone de contato do local em que realiza o tratamento e/ou do médico.

Valor

Não se aplica

Órgão responsável

Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais - Hemominas

Unidades onde o serviço é prestado

Municípioordem decrescente Unidade
Belo Horizonte Hemocentro Belo Horizonte
Diamantina Hemonúcleo
Divinópolis Hemonúcleo
Governador Valadares Hemocentro Regional
Ituiutaba Hemonúcleo
Juiz de Fora Hemocentro Regional
Manhuaçu Hemonúcleo
Montes Claros Hemocentro Regional
Patos de Minas Hemonúcleo
Poços de Caldas Unidade de Coleta