Você está aqui:

Atendimento médico para crianças com doenças neuromusculares

Atualizado em 14/12/2016 às 19:14

Descrição: 

Serviço que atende vítimas de doenças genéticas, que acometem vários órgãos e, geralmente, tem caráter progressivo. São doenças que necessitam de atendimento especializado e complexo, e cujo tratamento é muito oneroso. O paciente que sofre de uma doença neuromuscular apresenta fraqueza muscular generalizada e tem graves problemas respiratórios. O paciente perde a capacidade de andar, tem fraqueza nos braços, e também nos músculos relacionados à deglutição (dificuldade para engolir) e à respiração (dificuldade de manter uma respiração e uma tosse eficazes).

O tratamento das doenças complexas é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e requer atendimento de uma equipe de profissionais de saúde, tais como: Pneumologista, Gastroenterologista, Neurologista, Cardiologista, Ortopedista, Fisioterapeuta, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Terapeuta ocupacional, Psicólogo, Enfermeiro e Assistente social.

Para atendimento na unidade relacionada abaixo, o paciente precisa do encaminhamento de um médico que já tenha detectado a doença. Com o pedido médico em mãos, é só agendar uma consulta na unidade de atendimento, onde o paciente será avaliado por uma equipe multidisciplinar, que informará todos os procedimentos necessários.

Documentos necessários: 

Acompanhante ou responsável: Documento de identificação (Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista ou Carteira de Trabalho)

Criança: Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade

Valor: 

Gratuito

Órgão responsável: 

Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Fhemig