Assessoramento para planejamento e gestão do turismo municipal

Atualizado em 05/06/2017 às 14:25

Descrição

A SETUR disponibiliza uma Cartilha com Orientação para o Planejamento e Gestão municipal do turismo. Esta cartilha explica detalhadamente o que é o turismo, como o município deve articular as entidades públicas e privadas para desenvolvê-lo, como deve se dar seu funcionamento, o que são os conselhos municipais de turismo, como criar o fundo municipal de turismo. Esse material serve para o assessoramento da gestão e do planejamento da política pública de turismo nos municípios.

Muitos gestores municipais vêm buscando reconhecer mecanismos eficientes para desenvolver o turismo local. Como todo processo de planejamento participativo, apesar de não existir um único meio ou ferramenta, alguns instrumentos são essenciais para que a implementação das ações alcance os objetivos e expectativas almejados. Assim, visando auxiliar a atuação municipal, encontram-se, neste documento, algumas instruções básicas para planejamento e a gestão municipal do turismo. A SETUR também disponibiliza esta cartilha fisicamente em alguns eventos voltados para as prefeituras.

Secretaria de Estado de Turismo - SETUR