Você está aqui:

Apoio à proteção da propriedade intelectual para pesquisadores vinculados a instituições

Atualizado em 03/01/2017 às 12:00

Descrição: 

Apoio a Pesquisadores-inventores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa podem solicitar apoio técnico e financeiro para o depósito de patentes, desenhos industriais, programas de computador, marcas e cultivares (nova espécie de vegetal ou nova derivação de espécie já existente) . Os pedidos de apoio podem ser feitos diretamente a Gerência de Propriedade Intelectual, através de formulários próprios que podem ser acessados no link abaixo. O auxílio fornecido aos inventores na etapa inicial é o de busca prévia junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e de consultas a bancos de dados de patentes nacionais e internacionais.
 
Os pedidos são analisados previamente com objetivo é verificar a viabilidade da proteção a propriedade intelectual., antes de serem encaminhados ao INPI, autarquia federal que executa, no âmbito nacional, as normas que regulam a propriedade industrial.
O inventor também recebe orientações a respeito de direitos autorais.

Em resumo:

  • Orienta o pesquisador-inventor e promove as ações operacionais, visando a proteção da propriedade intelectual existente tais como: depósito de patente, registro de cultivares e desenhos industriais, bem como orientações a respeito de Direitos Autorais e Registro de Programas de Computador. 
  • Auxilia na busca prévia junto ao INPI e consultas a bancos de dados de patentes nacionais e internacionais
     

Documentos necessários: 

Veja abaixo link para a lista completa de documentos

Valor: 

Gratuito

Órgão responsável: 

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig

Unidades onde o serviço é prestado