Apoiar programa de apoio à pós-graduação

Atualizado em 25/09/2018 às 15:00

Concederá cotas de bolsas de mestrado e de doutorado, assim como taxas de bancada, à ICTs sediadas em Minas Gerais que ofereçam curso de Pós-Graduação stricto sensu avaliado pela CAPES com conceito igual ou superior a 3.

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig

Enviar a proposta

1 - A pessoa interessada deverá submeter sua proposta eletronicamente via Sistema everest.

2 - A proposta passará pelo crivo das câmaras de assessoramento da respectiva Chamada.

3 -  Publicação do resultado

Toda a documentação relativa à seleção dos bolsistas, acompanhamento e avaliação de desempenho do mesmo e do curso deverá ficar na instituição, à disposição da FAPEMIG.

6.1 Os documentos listados a seguir deverão ser apresentados à Instituição Gestora para implementação da bolsa.

a) Resultado da análise e seleção dos estudantes e indicação dos orientadores.

b) Formulário 33 devidamente preenchido e assinado.

dci@fapemig.br

A bolsa implementada terá a duração máxima de até vinte e quatro meses para mestrado e quarenta e oito meses para doutorado, contados a partir da concessão da bolsa.

Dúvidas frequentes

1) Quais as modalidades de bolsas disponibilizadas pela FAPEMIG?

As modalidades de bolsas disponibilizadas pela FAPEMIG e as diretrizes afins podem ser verificadas na página 22 do Manual da FAPEMIG

Manual Fapemig 2016

2) Onde encontro o valor das mensalidades das bolsas e diárias?

As tabelas vigentes com os valores das mensalidades de bolsas e diárias estão disponíveis no endereço http://www.fapemig.br/tabelas-vigentes/

3)  Como faço para obter uma declaração de bolsista da FAPEMIG?

Esclarecemos que a FAPEMIG não emite certificado, mas sim uma declaração de conclusão da bolsa. A solicitação deverá ser feita via e-mail (dci@fapemig.br), junto ao número do processo, modalidade da bolsa, nome completo e cpf, para que uma versão em PDF da declaração seja encaminhada ao seu endereço eletrônico. Caso seja de seu interesse, podemos enviar uma declaração física via Correios. Nesse caso, pedimos que envie também seu endereço completo.