Apoiar programa bolsa a iniciação científica e tecnológica institucional

Atualizado em 25/09/2018 às 14:59

Contribuir, por meio da iniciação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, para o fortalecimento e consolidação científica das instituições mineiras de pesquisa e ensino e pesquisa por meio da concessão de cotas institucionais de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica.

Poderão se beneficiar desta modalidade de apoio as instituições de pesquisa e ensino e pesquisa, sediadas no Estado de Minas Gerais.

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig

Enviar a proposta

1 - A pessoa interessada deverá submeter sua proposta eletronicamente via Sistema everest.

2 - A proposta passará pelo crivo das câmaras de assessoramento da respectiva Chamada.

3 -  Publicação do resultado

Os documentos listados a seguir deverão ficar na Instituição, à disposição da FAPEMIG.

a) Ato de constituição da Comissão Interna de Seleção.

b) Projetos apresentados pelos pesquisadores em atendimento ao Edital divulgado pela ICT.

c) Cópia do Edital de divulgação do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica Institucional.

d) Histórico Escolar do candidato.

9.2 Os documentos listados a seguir deverão ser apresentados à Instituição Gestora.

a) Resultado da análise e seleção dos orientadores e estudantes.

b) Declaração da instituição, assegurando as condições de trabalho e acesso dos bolsistas às instalações laboratoriais, bibliotecas ou outras, imprescindíveis à realização das atividades relativas aos treinamentos.

c) Declaração do candidato de que não acumula bolsas nem tem vínculo empregatício de qualquer natureza (Formulário 10).

d) Formulários de Bolsa de iniciação Científica e Tecnológica: Formulário 10 - Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica e Formulários 10.1 - Bolsistas sob coordenação.

e) Comprovante de cadastramento Plataforma Lattes do CNPq do orientador.

dci@fapemig.br

Até doze meses, devendo terminar no máximo em 28/02 do ano seguinte à concessão de cota.

Dúvidas frequentes

1) Quais as modalidades de bolsas disponibilizadas pela FAPEMIG?

As modalidades de bolsas disponibilizadas pela FAPEMIG e as diretrizes afins podem ser verificadas na página 22 do Manual da FAPEMIG

Manual Fapemig 2016

2) Onde encontro o valor das mensalidades das bolsas e diárias?

As tabelas vigentes com os valores das mensalidades de bolsas e diárias estão disponíveis no endereço http://www.fapemig.br/tabelas-vigentes/

3)  Como faço para obter uma declaração de bolsista da FAPEMIG?

Esclarecemos que a FAPEMIG não emite certificado, mas sim uma declaração de conclusão da bolsa. A solicitação deverá ser feita via e-mail (dci@fapemig.br), junto ao número do processo, modalidade da bolsa, nome completo e cpf, para que uma versão em PDF da declaração seja encaminhada ao seu endereço eletrônico. Caso seja de seu interesse, podemos enviar uma declaração física via Correios. Nesse caso, pedimos que envie também seu endereço completo.