Você está aqui:

Apoiar bolsa pesquisador visitante

Atualizado em 25/09/2018 às 14:54

O que é

Contribuir, por período limitado, para a permanência, em ICTs sediadas no Estado de Minas Gerais, de pesquisadores nacionais ou estrangeiros, detentores de título de doutor, com alta competência em sua área de atuação, para participarem da execução de pesquisas científicas e/ou tecnológicas realizadas na Instituição proponente, na sua área de competência.

Quem pode utilizar este serviço?

Poderão se beneficiar, desta modalidade de apoio, as Instituições constantes das categorias (a), (b) e (c) do subitem 1.3 Clientela do Manual da FAPEMIG.

Órgão responsável

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig

Etapas para realização deste serviço

1
Enviar a proposta

1 - A pessoa interessada deverá submeter sua proposta eletronicamente via Sistema everest.

2 - A proposta passará pelo crivo das câmaras de assessoramento da respectiva Chamada.

3 -  Publicação do resultado 

Documentação

a) Plano de Trabalho aprovado pela Instituição Proponente.

b) Formulário eletrônico preenchido no Sistema EVEREST.

c) Comprovante do resultado do julgamento realizado, desde que o mesmo pleito tenha sido encaminhado a outras agências ou fontes de recursos. Quando obtido apoio de outras agências, a FAPEMIG cancelará o apoio, ou parte dele, correspondente ao item financiado pela outra fonte.

d) Comprovante de cadastramento do solicitante e do pesquisador visitante na Plataforma Lattes do CNPq, para os brasileiros e currículo para os estrangeiros.

Valor

Gratuito

Canais de Prestação

Telefone

(31) 3280-2100

Email

dci@fapemig.br

Quanto tempo leva?

Máxima de seis meses e mínima de trinta dias.

O pedido de cancelamento da bolsa deve ser solicitado oficialmente por meio de documento assinado pelo coordenador do projeto, contendo a data do cancelamento e acompanhado pelo relatório final do bolsista.

Dúvidas frequentes

1) Quais as modalidades de bolsas disponibilizadas pela FAPEMIG?

As modalidades de bolsas disponibilizadas pela FAPEMIG e as diretrizes afins podem ser verificadas na página 22 do Manual da FAPEMIG

Manual Fapemig 2016

2) Onde encontro o valor das mensalidades das bolsas e diárias?

As tabelas vigentes com os valores das mensalidades de bolsas e diárias estão disponíveis no endereço http://www.fapemig.br/tabelas-vigentes/

3)  Como faço para obter uma declaração de bolsista da FAPEMIG?

Esclarecemos que a FAPEMIG não emite certificado, mas sim uma declaração de conclusão da bolsa. A solicitação deverá ser feita via e-mail (dci@fapemig.br), junto ao número do processo, modalidade da bolsa, nome completo e cpf, para que uma versão em PDF da declaração seja encaminhada ao seu endereço eletrônico. Caso seja de seu interesse, podemos enviar uma declaração física via Correios. Nesse caso, pedimos que envie também seu endereço completo.

Unidades onde o serviço é prestado