Apoiar à bolsa iniciação científica e tecnológica – Bic Nacional

Atualizado em 11/07/2018 às 15:03

Tem como objetivo contribuir para a iniciação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa cientifica, realizadas em instituições de pesquisa e de ensino e pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, vinculadas a projetos de pesquisa financiados pela FAPEMIG.

Poderão se beneficiar, desta modalidade de apoio, as instituições constantes do subitem 1.3 Clientela do Manual da FAPEMIG.

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig

Enviar proposta

1 - A pessoa interessada deverá submeter sua proposta eletronicamente via Sistema everest.

2 - A proposta passará pelo crívo das câmaras de assessoramento da respectiva Chamada.

3 -  Publicação do resultado

Os documentos devem ser submetidos, obrigatoriamente, em versão eletrônica, no Sistema EVEREST.

a) Formulário Eletrônico, devidamente preenchido.

b) Arquivo eletrônico contendo Histórico escolar do candidato.

c) Arquivo eletrônico contendo o Plano de Trabalho, constituído da: descrição completa das atividades e responsabilidade do bolsista e cronograma mensal de execução das atividades e indicadores de desempenho.

d) Arquivo contendo a justificativa fundamentada para seleção e recrutamento do bolsista (incluir critérios adotados).

e) Arquivo contendo Termo de responsabilidade quanto à orientação do bolsista integrante da equipe executora do projeto.

f) Arquivo contendo cópia da Declaração assinada pelo bolsista, com os seguintes dizeres: “Declaro, para os devidos fins, que não recebo bolsa de qualquer espécie, paga por instituição pública ou privada, nem tenho vínculo empregatício de qualquer natureza, assumindo o compromisso de dedicação exclusiva ao cumprimento do Plano de Trabalho proposto.”.

dci@fapemig.br

O período de vigência da bolsa está vinculado ao prazo de execução do projeto.

Nota: A Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica não poderá ter vigência após a data de conclusão do curso de graduação.

Dúvidas frequentes

1) Quais as modalidades de bolsas disponibilizadas pela FAPEMIG?

As modalidades de bolsas disponibilizadas pela FAPEMIG e as diretrizes afins podem ser verificadas na página 22 do Manual da FAPEMIG

Manual Fapemig 2016

2) Onde encontro o valor das mensalidades das bolsas e diárias?

As tabelas vigentes com os valores das mensalidades de bolsas e diárias estão disponíveis no endereço http://www.fapemig.br/tabelas-vigentes/

3)  Como faço para obter uma declaração de bolsista da FAPEMIG?

Esclarecemos que a FAPEMIG não emite certificado, mas sim uma declaração de conclusão da bolsa. A solicitação deverá ser feita via e-mail (dci@fapemig.br), junto ao número do processo, modalidade da bolsa, nome completo e cpf, para que uma versão em PDF da declaração seja encaminhada ao seu endereço eletrônico. Caso seja de seu interesse, podemos enviar uma declaração física via Correios. Nesse caso, pedimos que envie também seu endereço completo.