Apoiar bolsa de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico

Atualizado em 11/07/2018 às 14:31

Incentivar os pesquisadores, servidores públicos estaduais, detentores de títulos de mestre e/ou doutor, com vínculo empregatício em instituição da administração pública direta e indireta do Estado de Minas Gerais e que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa científica e/ou tecnológica, financiados por agências oficiais. Fomentar a atividade de pesquisa e o desenvolvimento tecnológico em área de conhecimento de interesse do Estado de Minas Gerais.

Serão concedidas bolsas para pesquisador com título de mestre ou de doutor nos níveis A, B e C.

O enquadramento nos níveis é realizado pela FAPEMIG a partir dos dados constantes do currículo e indicadores da produção da Plataforma Lattes na data do encerramento da Chamada pertinente (a comprovação poderá ser solicitada pela FAPEMIG, a qualquer tempo) e de outros critérios definidos na mesma Chamada.

Serão considerados:

a) indicadores da Produção dos cinco últimos anos;

b) atividades docentes, por disciplina ministrada;

c) coordenação/gerenciamento de projetos de pesquisa financiados por agências de fomento;

d) coordenação/gerenciamento de projetos de pesquisa financiados por empresas privadas;

e) participação em bancas examinadoras;

f) participação em comissões, comitês e/ou conselhos;

g) participação formal em equipes de projetos de pesquisa financiados por agências de fomento;

h) proteção de propriedade intelectual.

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig

Enviar a Proposta

1 - A pessoa interessada deverá submeter sua proposta eletronicamente via Sistema everest.

2 - A proposta passará pelo crívo das câmaras de assessoramento da respectiva Chamada.

3 -  Publicação do resultado

dci@fapemig.br

A BIPDT terá a duração de doze meses, não prorrogáveis, podendo o bolsista submeter novo pedido dentro dos prazos estabelecido na Chamada especifica. Para esta nova concessão, a análise do relatório final da bolsa anteriormente concedida, será considerada critério de julgamento, devendo ser encaminhada até o prazo de encerramento da nova Chamada.

Dúvidas frequentes

1) Quais as modalidades de bolsas disponibilizadas pela FAPEMIG?

As modalidades de bolsas disponibilizadas pela FAPEMIG e as diretrizes afins podem ser verificadas na página 22 do Manual da FAPEMIG

Manual Fapemig 2016

2) Onde encontro o valor das mensalidades das bolsas e diárias?

As tabelas vigentes com os valores das mensalidades de bolsas e diárias estão disponíveis no endereço http://www.fapemig.br/tabelas-vigentes/

3)  Como faço para obter uma declaração de bolsista da FAPEMIG?

Esclarecemos que a FAPEMIG não emite certificado, mas sim uma declaração de conclusão da bolsa. A solicitação deverá ser feita via e-mail (dci@fapemig.br), junto ao número do processo, modalidade da bolsa, nome completo e cpf, para que uma versão em PDF da declaração seja encaminhada ao seu endereço eletrônico. Caso seja de seu interesse, podemos enviar uma declaração física via Correios. Nesse caso, pedimos que envie também seu endereço completo.