Exibe topo do portal

Tudo
Serviços
Unidades

Código do título da seção cidadão

Cidadão

css


Emissão da Carteira de Identidade - 2ª via

Serviço atualizado em 13/05/2013 às 14:03

Descrição:

Para emissão da 2ª via da Carteira de Identidade, na Capital, o requerente deve se dirigir ao Posto de Identificação da Polícia Civil localizado na Câmara Municipal ou às Unidades de Atendimento Integrado – UAI – Praça Sete, Barro Preto, Barreiro e Venda Nova. No interior do Estado, também às UAI, nas cidades em que estão instaladas (confira na lista abaixo), ou aos Postos de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais.

O requerente deve comparecer com a documentação necessária, devidamente discriminada abaixo.

O menor de dezesseis anos deve estar acompanhado de pai ou mãe, ou, na falta desses, de seu representante legal.

A pessoa com dificuldade de locomoção, por doença ou incapacidade física, pode ser atendida na residência, desde que um familiar maior de dezoito anos compareça ao Posto de Identificação da Polícia Civil portando o atestado médico comprobatório e preencha o requerimento próprio para solicitação. No caso do cidadão hospitalizado, a identificação pode ser requerida pelo Serviço Social da própria Unidade Hospitalar.

O cidadão carente tem direito à isenção da taxa de segurança pública, desde que apresente o original da Autorização de Recebimento de Benefício expedido pelo Serviço de Assistência Social da Prefeitura Municipal do local de residência.

Está isenta a taxa para emissão da 2ª via da Cédula de Identidade, para todos os cidadãos, nos casos de furto ou roubo do documento original, mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência.

O cidadão naturalizado brasileiro, o filho de brasileiro nascido no exterior, o português com igualdade de direitos e o brasileiro casado no exterior, para obtenção da Carteira de Identidade, devem buscar informações junto ao Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais.

Documentos necessários


2 Fotos 3x4. As fotografias destinadas à Carteira de Identidade, em tamanho 3x4 (três por quatro centímetros) deverão ser recentes, de frente, com fundo limpo, impressas em papel fotográfico, não podendo ser feitas com qualquer espécie de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné), nem com óculos de sol, por dificultarem ou encobrirem características físicas imprescindíveis para reconhecimento do portador. Serão admissíveis as coberturas que compõem hábitos religiosos que façam parte do uso quotidiano do portador.

Certidão de Nascimento, se solteiro, ou Certidão de Casamento, se casado (no original ou cópia autenticada em Cartório);

Comprovante de pagamento da taxa de segurança pública, por meio do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que pode ser emitido no link abaixo;

CPF, PIS ou PASEP originais - Os números desses documentos podem ser incluídos na Carteira de Identidade, mediante solicitação.

Boletim de ocorrência original e cópia (apenas para os casos de furto ou roubo)

Valor

2ª via: R$ 25,00

Links

Clique aqui para fazer o download do Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

Órgão responsável
Polícia Civil do Estado de Minas Gerais - PCMG
Unidades onde o serviço é prestado

As unidades abaixo estão ordenadas por municípios.

Conteudo de Rodapé do Governo de Minas

Todos os Direitos Reservados. Aspectos legais e responsabilidades
MG Rodovia Prefeito Américo Gianetti, S/Nº - Serra Verde - Cidade Administrativa CEP 31630-901           Tel. 155 - LigMinas