Você está aqui:

Capela de São Sebastião

Atualizado em 17/02/2017 às 09:09

Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião

Foto: Alexandre C. Mota

A Capela de São Sebastião, em Ouro Preto, foi construída por iniciativa dos moradores do morro de mesmo nome, em 1753, no local onde teria existido um templo no início do século 18. Uma das poucas indicações sobre o ano de construção está sobre o arco-cruzeiro (arco que separa a nave da capela-mor), onde pode ser lida a data de 1753.

Sua planta é simples, formada pela nave, capela-mor e sacristia. A capela é feita de pedra talhada, possui duas sineiras na fachada e uma cruz no cume do edifício. Os sinos estão localizados num campanário isolado do templo. O entorno da capela é todo murado. Na parte interna, há apenas o altar-mor, com as imagens do padroeiro e de Nossa Senhora da Conceição no trono. Possui imagens de são Domingos, santa Ana, Nossa Senhora da Saúde e são Miguel na sacristia.

As etapas da construção no século 18 são obscuras e pouco se sabe também sobre a autoria do projeto e a responsabilidade de execução das obras. Existem documentos que apontam para uma grande reforma em 1837, quando foram remodelados os corredores, a sacristia, forro, piso e janelas, além de a capela-mor e o arco-cruzeiro passarem por novo acabamento.

Fonte: Baseado no Plano de Conservação, Valorização e Desenvolvimento de Ouro Preto e Mariana - Dossier de Restauração OP/137 (Fundação João Pinheiro, Iepha-MG, Iphan, PMOP e PMM), 1973-1975