Você está aqui:

Capela de Nossa Senhora do Pilar

Atualizado em 17/02/2017 às 09:04

Capela de Nossa Senhora do Pilar

A capela de Nossa Senhora do Pilar, construída entre 1759 e 1762, possui alto nível de acabamento das obras, principalmente na ornamentação, marcada pelo gosto rococó, então vigente nas últimas décadas do século 18. Pesquisadores consideram que o altar-mor e os dois pequenos altares da nave denunciam a influência do Aleijadinho.

De planta dividida em nave e capela-mor, a capela possui estrutura de alvenaria de pedra e cobertura de telhas curvas. A fachada principal é enquadrada por pilastras. Ao lado esquerdo da capela, sobre a sacristia, encontra-se uma torre de sino, com parte superior ladeado por pequenas pirâmides e encimado pela figura de um galo.

Internamente, a nave tem forro de madeira com pintura decorativa alusiva à Santíssima Trindade e paredes laterais com painéis pintados. A capela-mor, separada da nave por grade de madeira, possui piso tabuado, forro de madeira com pintura decorativa e painéis pintados nas paredes. A tribuna do trono, de perfil recortado e fundo em pintura decorativa, apresenta decoração em cabeças de anjos em relevo.

Fonte: Revista Barroco