Você está aqui:

Capela de Nossa Senhora do Ó

Atualizado em 17/02/2017 às 09:03

Capela de Nossa Senhora do Ó

 

Deve-se aos devotos de Nossa Senhora da Expectação a construção da capela, inicada em 1717 e finalizada em 1720.

Apresenta planta em dois cortes, correspondentes à nave e à capela-mor. A fachada é cortada em três planos, com paredes em tijolos e cunhais em madeira, vãos frontais também em madeira e porta almofadada. A torre central possui sineira vazada em três vãos.

A nave apresente 15 painéis emoldurados, com pintura decorativa em ramagens e cartelas contendo símbolos da Virgem e pinturas figurativas alusivas ao nascimento e infância de Cristo. O arco-cruzeiro, com trabalhos em talha dourada, apresenta pintura em pequenos painéis em moldura octogonal, em estilo e motivos chineses, pintados em ouro sobre o azul.

A capela-mor possui seis painéis no forro contendo cenas referentes à vida de Maria. Nas paredes laterais, estão cenas alusivas à Sagrada Família. A imagem da padroeira se encontra no trono, no altar-mor.

A unidade decorativa do seu interior advém, principalmente, da harmonia conferida pelos elementos de policromia, o ouro, o vermelho e o azul, de gosto orientalizante, inspirado talvez na louça de Macau, largamente usada no Brasil naquela época, segundo estudo do arquiteto e pesquisador da arte mineira, Sylvio de Vasconcelos.

Fonte: Revista Barroco.